domingo, 22 de junho de 2008

Grafite: MH2O em parceria com a Prefeitura de Fortaleza coordena projeto no Ceará

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
Jovens trocam pichações pela arte do grafite

A mensagem do grafite, a partir do talento de jovens, transformou a parede do Ginásio Poliesportivo da Parangaba com temas de juventude, esporte e meio ambiente (Foto: Kid Júnior)


Adolescentes e jovens de comunidades carentes pintaram com grafite um painel temático no Ginásio da ParangabaAntes, os traços eram rabiscos de pichações que deixavam a cidade feia e poluída. Hoje, são traços ordenados, com cores, imagens bonitas e, o mais importante, com uma mensagem que ultrapassa os muros da cidade. Trata-se dos grafites, arte realizada por jovens de comunidades carentes de Fortaleza, que a partir do Projeto Cidade Grafite, pintaram, neste sábado, um painel no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, com os temas juventude, esportes e meio ambiente.


Os jovens artistas, muitos deles oriundos da pichação, encontraram no Projeto Cidade Grafite, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, a oportunidade de se ocupar, interagir com outros jovens e aprender uma técnica, expressando os sentimentos e desejos de forma positiva, pelo grafite, e não mais pelo vandalismo das pichações sem propósito que sujavam os muros e edifícios.O coordenador geral do projeto, Babau, explica que a ação ainda está na sua fase piloto, mas destaca que já é possível perceber as mudanças entre os jovens.


“Nós percebemos que muitos deles entenderam que é melhor a arte do grafite do que o vandalismo das pichações”, explica, informando que as atividades acontecem em núcleos nas seis Secretarias Executivas Regionais (SERs), com o apoio do Movimento Hip Hop MH2O e da Federação de Grafite.


Segundo ele, a idéia é que os jovens atendidos na primeira fase do projeto tornem-se multiplicadores, para que mais jovens da periferia da cidade possam ter a oportunidade de encontrar um espaço longe da criminalidade, das drogas e da violência. “A maioria dos jovens atendidos pelo projeto é de baixa renda e a tendência é de que 90% caiam no mundo do crime”, destaca Babau.

O projeto é realizado pelo Município de Fortaleza desde 2005, com oficinas nas seis Regionais, totalizando 120 alunos atendidos. Em cada SER, foi elaborado um painel.

Depoimentos:

Werlys Darlos Barros,16 anos, Estudante: "Antes de conhecer o grafite, eu pichava muros. O grafite é melhor porque a gente não corre risco de vida e aprende".


Cleide Pereira de Oliveira, 14 anos, Estudante: "As ações do projeto ajudam a tirar muitos jovens das drogas e da criminalidade. Estou aprendendo muito."


Givago Ylhtner, 19 anos, Estudante: "O grafite é uma arte para qualquer um ver e também uma forma de interagir com jovens de outros locais."

4 comentários:

  1. Valeu gente.É de arte e cultura que precisamos pra melhorar esse país.Parabenizo
    todos que fazem o mh2o do Brasil.
    Waleska Frota.

    ResponderExcluir
  2. qual é o significado MH20

    ResponderExcluir
  3. vcs fazem trabalhos, de grafitar por exemplo um bandeirão??, por favor entre em contato comigo!! larissalassuncao@hotmail.com - 85180231 Larissa

    ResponderExcluir
  4. ah! ante que eu esqueça.Acho uma beleza o grafite, ele embeleza diferente da pichação que deixa tudo feio. valeu!

    ResponderExcluir

Comente esta matéria e participe ativamente do dia a dia da maior Organização de Hip Hop do Brasil