quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Argentina: Jornadas de Estudantes debatem comunicação e contexto histórico

Camila Maciel
Jornalista da Adital
 
A partir desta quinta-feira (1º), a Universidade de Buenos Aires (UBA) recebe a sexta edição das Jornadas Nacionais de Estudantes de Comunicação "Demolindo Teles”. O encontro, que segue até o próximo sábado (3), tem como objetivo fomentar a análise do campo da comunicação e discutir, com os futuros comunicadores, o contexto histórico-social em que se encontram. O evento é realizado anualmente por grupos de estudantes das Universidades de Quilmes, La Plata, Comahue e Buenos Aires.

"Propomos construir uma voz crítica sobre as problemáticas de nosso campo profissional, sobre nossa experiência acadêmica, sem deixar de lado os grandes problemas nacionais, já que consideramos que a intervenção política a partir do ‘campo intelectual’ não pode ser abstraída do contexto histórico-social que a rodeia”, assinala o texto de apresentação da Jornada.

De acordo com os estudantes, com seis anos de realização, essa experiência tem provocado discussões essenciais, como o campo profissional do jornalista e suas condições de trabalho, assim como os meios de comunicação e a construção da agenda. Além desses, comunicação alternativa, novas produções audiovisuais, contracultura, software livre também foram apontadas como temas relevantes pela organização do evento.

Sobre o campo de estudo da comunicação, os organizadores destacam que é preciso ampliar a área, indo além dos meios de comunicação de massa, e voltar-se para a reflexão sobre os modos de produção da cultura. "Não aceitamos a concepção mercantil de comunicação, que supõe a formação de mão-de-obra funcional para as empresas culturais”, posicionam-se.

No primeiro dia de debate, os temas serão Conjuntura Nacional e Jornalismo Militante. Na sexta-feira (2), as mesas de debate serão divididas nos temas Sindicalismo e Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. Entre as duas conferências, haverá oficinas com os temas "Jornalismo Econômico” e "Gênero e estratégias comunicacionais”.

No sábado (3), a atividade inicia uma oficina sobre streaming. Em seguida, haverá uma reunião aberta sobre planos de estudo de comunicação. "O que falta e o que sobra em nossas carreiras?” será o questionamento central desse momento. O debate final versará sobre Arte Militante. De forma paralela, haverá durante todos os dias de Jornada intervenções, projeções e mostras. Uma festa marcará o encerramento.

Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual

Aprovada em 2009, a Lei cria importantes mecanismos de ruptura com o monopólio comunicacional no país. A legislação, por exemplo, reduz de 24 para 10 o limite das concessões de rádio e TV em mãos de um mesmo dono. Além disso, proíbe que donos de canais de TV aberta possam explorar também a TV a cabo na mesma região geográfica de transmissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria e participe ativamente do dia a dia da maior Organização de Hip Hop do Brasil