quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MH2O Homenageado na Assembléia Legislativa do Ceará

30.11.2009
Assembleia comemora os 20 anos do Movimento Hip Hop Organizado

Os 20 anos do Movimento Hip Hop Organizado (MH2O) foram comemorados durante solenidade na Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (30/11). A iniciativa foi do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Casa, deputado Artur Bruno (PT).

“Em 1989, estava exercendo o meu primeiro ano como vereador de Fortaleza e tive o meu primeiro contato com o MH2O”, lembrou o petista. O movimento foi fundado naquele mesmo ano, no bairro Conjunto Ceará, na Capital. “Depois do primeiro contato, sempre me interessei pelo movimento, porque senti a vontade de discutir políticas públicas para melhoria da população”, acrescentou Bruno.

Johnson Sales, um dos fundadores do Movimento, informou que o Ceará conta hoje com 30 organizações de Hip Hop, e em todas elas têm entre seus integrantes pelo menos um ex-participante do MH2O. Sales lamentou a situação em que se encontra a juventude, principalmente a da periferia que, segundo ele, “é sempre vista como problema”, e cobrou políticas públicas por parte do Estado. “Em nível de Estado, a coisa não está resolvida, a periferia está afundada no crack, desempregada, sem perspectiva”, afirmou.

O vereador Ronivaldo Maia (PT), destacou a força do Hip Hop no combate às drogas, e lembrou que “há 20 anos os meios de comunicação viam como malandragem os movimentos que se formavam”. O major Plauto Roberto de Lima Ferreira, representante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, ressaltou que há 20 anos, quando ingressou na carreira militar, via no militante do movimento hip hop um “estereótipo suspeito”. “Mas, felizmente, aprendi que estávamos do mesmo lado, e não de lados opostos”, enfatizou.

Foram homenageados com placas comemorativas o MH2O e um de seus fundadores, Rômulo Gomes Vieira da Mata, in memorian. Atualmente, o MH2O está numa campanha de prevenção e combate ao uso do crack pela juventude, denominada Craques x Crack.

Participaram, ainda, o coordenador nacional do MH2O, Rogério Chaves; o assessor especial do gabinete da prefeita Luiziane Lins, Antonio Carlos de Freitas; o coordenador do programa Sinergia Social do Governo do Estado, Egídio Guerra de Freitas; a representante da secretaria de Educação do Estado, Rejane Hélvia Ribeiro; e o conselheiro de Juventude e assessor do vereador Guilherme Sampaio (PT), Xauí Peixoto.

PROJETO DE LEI

O deputado Artur Bruno anunciou, durante a solenidade, que começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto de lei de sua autoria que propõe a instituição da Semana Estadual do Hip Hop no Estado. Caso o projeto seja aprovado, a semana deverá será comemorada, anualmente, na semana em que incidir o dia 30 de novembro, em homenagem ao aniversário do MH2O.

A iniciativa visa estimular apresentações, palestras, mostras de vídeos, exposições e debates com temas relacionados ao Hip Hop; além de incentivar estratégias e tecnologias sociais que visem aproximar o Hip Hop dos elementos culturais do Ceará e do Nordeste.
RW/JU

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria e participe ativamente do dia a dia da maior Organização de Hip Hop do Brasil