terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Pioneirismo


Hip Hop
na linha de frente Contra o Crack

Em se falando de Organizações de Hip Hop e Movimentos de Juventude, o MH2O é pioneiro no combate ao uso do Crack no País. Tudo começou com a Campanha “Hip Hop na Linha de Frente Contra o Crack” lançada em 2007 no Ceará durante as comemorações dos 10 Anos da Posse Nordeste Consciência Hip Hop (NCH2) no Bairro Serrinha em Fortaleza. A Campanha “Hip Hop na Linha de Frente contra o Crack” atuava em duas frentes: Uma Esportiva, com competições de Futebol de Rua “travinha”, Basquete de Rua e Dança de Rua e outra Cultural, com apresentações de Hip Hop e outras atrações das comunidades onde a Campanha atuava.

Em 2007 a Campanha passou por 15 (quinze) comunidades de Fortaleza e o resultado foi um grande sucesso. Cinco Mil (5.000) jovens foram mobilizados pela Campanha e a temática do combate ao uso de Crack pela juventude ganhou visibilidade no Ceará e no Brasil. A Campanha defendeu a criação de clínicas públicas para desintoxicação de viciados em Crack e se contrapôs a estratégia de “Redução de Danos” especificamente para essa droga. Graças á mobilização da Campanha, os jovens militantes do MH2O conseguiram aprovar no Orçamento Participativo da Prefeitura de Fortaleza, a construção de uma clínica de desintoxicação em cada Regional do Município.

Em 2008 a Campanha participou do desafio internacional de idéias inovadoras Changemakers da Rede Mundial Ashoka Empreendedores Sociais.

A partir do Changemakers a Campanha passou a se chamar “Craques Versus Crack” e aprimorou sua intervenção comunitária, incorporando á sua metodologia “Rodas de Conversa” e a formação e ou fortalecimento de Redes Socias nas Comunidades, passando a apontar para formação de Capital Social e introdução ao Desenvolvimento Local como estratégia de restauração do Tecido Social de proteção e apoio aos jovens envolvidos com o Crack.

Para 2009, a Campanha Craques versus Crack recebeu o reconhecimento do Poder Público através da parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza que passa a financiar ações em vinte (20) comunidades da capital cearense.

Porém, o maior reconhecimento que o “Craques versus Crack” poderia receber, já recebeu. A adesão de milhares de jovens à Campanha, outros Estados pedindo para replicá-la e até outras Organizações aderindo á estratégia do MH2O e querendo lançar CDs, documentários e até livros com títulos sugestivos como “Hip Hop contra o Crack”.
Tudo isso nos mostra a assertividade da estratégia adotada pelo MH2O e nos anima a intensificar as ações da Campanha, no ano em que o “Gigante do Hip Hop Nacional” comemora bens vividos 20 (vinte) anos de Rua e de Luta em defesa da Juventude e por um mundo melhor.


Acesse nosso Site: http://www.mh2odobrasil.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria e participe ativamente do dia a dia da maior Organização de Hip Hop do Brasil