domingo, 22 de julho de 2007

MH2O tem suas práticas avaliadas em Estudo Científico

Trechos retirados do Documento: TRANSFORMANDO A VIDA E O MUNDO: NOVOS OLHARES E PRÁTICAS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO NORDESTE.

GT 1 - Movimentos Sociais: Novos olhares, perspectivas e desafios

Autoras:

Mônica Rodrigues Costa doutora em Serviço Social, profª. do Departamento de Serviço Social da UFPE, integrante do grupo de estudos e pesquisa em Poder, Cultura e Práticas
Coletivas. E-mail
mônica.rc@terra.com.br

Rosineide de L. Meira Cordeiro, doutora em Psicologia Social, profª. do Departamento de Serviço Social, dos Programas de Pós-graduação em Serviço Social e Psicologia e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Poder, Cultura e Práticas Coletivas. E-mail
rocordeiro@uol.com.br


A preocupação com o desenvolvimento geral dos membros dos movimentos gera algumas ações. O Movimento Hip Hop Organizado – MH2O estimula os militantes a dar continuidade aos estudos, pois a educação formal é reconhecida como um dos instrumentos de desenvolvimento do potencial pessoal, de acordo com documento de avaliação dos dez anos de existência do movimento, denominado MH2Oce 2001/2010:

Para atingirmos este ponto deverá aconselhar seus membros e simpatizantes a estudar e ocupar espaços na sociedade, também cabe ao movimento uma maior atenção a aspectos morais, éticos, emocionais, familiares e pessoais dos membros e próximos a ele, e quando possível a facilitação do acesso a formas de renda e educação.


O Movimento deseja que os jovens possam ser profissionais e ocupem outros lugares na sociedade, mas isto não é suficiente, é preciso que os aspectos subjetivos sejam cuidados, de modo a fortalecer estas pessoas socialmente.
Há um envolvimento direto com as crianças e adolescentes, o que gera a preocupação com seu desenvolvimento e com a elevação da sua auto-estima. O reconhecimento do poder limitado de intervenção em termos de abrangência por parte do MH2O é compensado pelo trabalho feito sobre a auto-estima.
O sentimento de igualdade diz respeito à construção da identidade, de sentir-se parte, de possuir os mesmos motivos para estar juntos e defender suas causas, mas a dimensão da amizade e do compromisso consigo e com o outro resulta numa ação prazerosa.
Na proximidade o compromisso se revela pela ausência de expectativas em relação ao outro, um princípio ético de envolvimento. Neste sentido, o MH2O elabora um projeto denominado MOLEQUES, quem cuida de nós, somos nós mesmos, para acolher crianças que vivem nas ruas do bairro, do qual transcrevo o trecho a seguir:

O que propomos é acolher aos moleques no bairro e cuidar deles, buscando resgatá-los, e fazer isso onde eles escolheram para residir, ou seja, no pólo de lazer do Conjunto Ceará, que hoje é um pólo de atração dessas crianças e jovens.

Este compromisso também se revela a partir da preocupação com a profissionalização das pessoas e a saúde mental e física do militante, o equilíbrio emocional como relevante para a integralidade do desenvolvimento pessoal. Aspectos presentes no documento de planejamento do MH2Oce intitulado MH2Oce 2000/2010:

Precisamos de advogados, médicos, juízes, professores etc., compondo o
Movimento, e antes de tudo necessitamos de pessoas conscientes, saudáveis, equilibradas e (na medida do possível) estabilizadas emocionalmente e (na medida do possível) materialmente, tais condições são necessárias [...].

O desejo de ver o desenvolvimento individual refletido no coletivo promove o estímulo, o cuidado e a responsabilidade com outro. Neste sentido, indivíduo e cidadão se encontram, acionando o vínculo entre as experiências pessoais e as questões públicas, recuperam e ressignificam a política no espaço público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria e participe ativamente do dia a dia da maior Organização de Hip Hop do Brasil