terça-feira, 21 de abril de 2009

GMM: Programa Geração MudaMundo começa a mudar Cubatão-SP




Geração MudaMundo em Cubatão



O Programa Geração MudaMundo por um Futuro Ideal, inédito em Cubatão, foi lançado na manhã de segunda-feira, dia 9/3, no Bloco Cultural "Dr. José Edgard da Silva". Serão beneficiados 60 empreendimentos sociais criados pelas Organizações Não Governamentais da cidade e liderados por cerca de 200 jovens de Cubatão.

O Geração MudaMundo tem como objetivo capacitar, fortalecer e integrar a atuação de atores e organizações locais no fomento e apoio ao empreendedorismo social juvenil. O apoio aos novos empreendedores será feito em duas vertentes: um suporte financeiro e outro pedagógico, em forma de capacitação em planejamento e administração para que os jovens desenvolvam plenamente seus projetos, e adquiram uma formação integral de diversas competências e habilidades que contribuirão também no desenvolvimento de suas relações com o futuro.

Fruto da afinidade de objetivos e estratégias de atuação da área de juventude da Ashoka e do Programa Futuro Ideal do Instituto Camargo Correa, com o apoio da CAVO-Serviços e Saneamento, o Geração MudaMundo está sendo desenvolvido em parceria com nove organizações sociais que atuam em diversos bairros de Cubatão, e visa estabelecer uma rede social focada no desenvolvimento comunitário e o fortalecimento da participação dos jovens como agentes de transformação social. Por isso, além da auto-estima, o projeto visa estimular a geração de trabalho e renda e o empreendedorismo em jovens nos municípios onde estão instaladas unidades de negócios do Grupo Camargo Correa.

De acordo com a diretora da Área da Juventude da Ashoka, Olivia Martin, o projeto atua diretamente no incentivo à liderança consciente e ao empreendedorismo, de forma a contribuir para a autonomia do jovem, bem como desenvolver seu senso coletivo, conhecimentos e habilidades para sua formação pessoal e profissional e para seus projetos de vida. Outro ponto forte é fazer com que os jovens gerem um impacto social positivo junto às comunidades em que vivem. "A integração social, o trabalho em equipe também são formas práticas que promove e reconhece o potencial do jovem como agente de mudança no mundo. Daí o dístico Todo Mundo pode Mudar o Mundo", ressaltou.

Para a secretária de Assistência Social, Erenita Maria Barbosa, o programa, além de beneficiar os jovens que querem mudar o mundo, é também uma oportunidade para que as empresas do Pólo Industrial contribuam com recursos destinados à área de responsabilidade social.

Em Cubatão, as organizações parceiras são: CAMP, Fábrica da Comunidade, Fórum da Juventude, Associação Rádio Nova Esperança, Clube dos Desbravadores (Instituto Adventista), Programa Jovens da Biosfera, Projeto Futuro Campeão e Grupo Lazer e Cidadania e Departamento da Criança e do Adolescente (Secretaria de Assistência Social).

Segundo Ivini Ferraz, coordenadora e responsável pelo projeto em Cubatão, o desenvolvimento prático do GeraMundo já teve início em fevereiro, com as aulas de preparação do corpo docente indicado pelas entidades participantes. Ivini garantiu que todos os jovens inscritos no projeto também participarão de todo o desenvolvimento do GeraMundo em Cubatão. "A partir de agora eles (jovens) já podem começar a colocar suas idéias no papel, trazer para as reuniões e discutir sua viabilidade", finalizou.

Com público estimado de cerca de 300 jovens, de diversas entidades assistenciais de Cubatão, o evento foi abrilhantado também com a apresentação da Afrobanda (Sociedade São Vicente de Paulo), dos dançarinos Rafael de Souza e Rafael Ferreira, do bairro paulistano Cidade Tiradentes, e ainda dos caratecas mirins da Academia Unidos Karate. Compareceram à cerimônia ainda o vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho; João Teixeira Pires, superintendente do Instituto Camargo Correa; Valmir Ruiz, gerente Regional do Ciesp e João Carlos David, representante da CAVO, além de gerentes e diretores da Prefeitura de Cubatão.

Fonte: Equipe de Comunicação GMM Ashoka e Jornal Baixada Santista www.jornalbaixadasantista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria e participe ativamente do dia a dia da maior Organização de Hip Hop do Brasil